A cultura pop e as homenagens a Godzilla

quarta-feira, 5 de maio de 2010

godzilla

Há uns tempos atrás apareceu por aqui no Ninho da Mente um artigo a respeito da franquia videogamística do robozinho azul Megaman e as homenagens que a série X prestou à cultura pop, indo de Star Wars ao Guns N’ Roses. De fato existe certa nostalgia entre artistas e produtores de entretenimento que involuntariamente os leva a embutir estas honrosas citações em meio aos seus filmes, livros, jogos, músicas e afins.

No final de março foi confirmado por vários sites web afora que o estúdio Legendary Pictures trará de volta às telas ocidentais um dos maiores representantes da classe dos homenageados, o rei dos monstros, Godzilla. A ideia é tentar se redimir da desastrosa adaptação norte-americana de 1998 dirigida por Roland “Detesto o Planeta” Emmerich. Thomas Tull, presidente da Legendary, mandou a seguinte declaração a respeito:

"Godzilla é um dos ícones mais poderosos do mundo na cultura pop, e nós da Legendary estamos ansiosos em sermos capazes de criar um épico moderno com base nesta longa e amada franquia da Toho. Nossos planos são produzir um Godzilla que nós, como fãs, gostaríamos de ver. Temos a intenção de fazer justiça a esses elementos essenciais que permitiram que este personagem permanecesse relevante durante tanto tempo."

O rei dos monstros deu as caras no Japão pela primeira vez em 1954 no filme "Gojira", produzido pela Toho Film Company e dirigido por Ishiro Honda. A ideia para a sua criação nasceu do medo cultivado pelo povo japonês após os ataques nucleares contra as cidades de Hiroshima e Nagazaki, perpetrados pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Até o momento, a Toho já produziu 28 filmes sobre Godzilla.

O personagem é uma espécie de dinossauro gigantesco, dotado de inteligência, força, uma carcaça bastante resistente repleta de escamas, barbatanas dorsais, uma poderosa cauda e também a sua principal arma, um arrasador raio de energia termonuclear que ele é capaz de soltar pela boca. Godzilla surgiu como um ameaça, teve sua fase heróica e foi retratado como um meio termo, quase um anti-herói, em seus últimos filmes.

all-monsters

Durante a sua trajetória, Godzilla travou inúmeros combates contra o exercito japonês, sempre levando larga vantagem. Somente um embate com outro monstro gigante parecia capaz de detê-lo. Desse modo, o público pôde deliciar-se com batalhas memoráveis envolvendo as mais diversas criaturas tais como a Mothra, Rodan, Gigan, Mecha Godzilla e King Ghidorah em vários dos filmes da franquia.

Lagarto de todos os cantos

Como dito, são inúmeras as citações ou aparições do rei dos monstros nas mais diversas áreas de entretenimento ao longo dos anos. Listar todas elas é sem dúvida uma tarefa bastante complicada de se realizar, portanto vosso humilde escriba irá se ater apenas àquelas que já presenciou.

Vamos lá?

  • O filme O Professor Aloprado inclui uma sequência de sonho relacionada a Godzilla com o professor em pessoa transformado em um ser gigantesco vagando pelas ruas e fazendo com que a pessoas corram de medo.
  • Em Marte Ataca! há uma cena onde os marcianos assistem a trechos do filme Godzilla vs. Biollante.
  • Modelos de brinquedo de Godzilla, Rodan e outros monstros dos filmes clássicos podem ser vistos no quarto de um garoto na abertura de Creepshow, de George Romero.
  • Em O Mundo Perdido: Jurassic Park, todo o terceiro ato está repleto de referências a Godzilla, principalmente devido ao T.Rex solto em San Diego. Uma cena notável inclui um grupo de empresários japoneses que fogem do tiranossauro, enquanto gritam: "Eu saí de Tóquio para fugir disso!". Em várias entrevistas, Steven Spielberg mencionou que a sua principal inspiração quando filmou Jurassic Park foi o filme Godzilla.
  • Em Independence Day, o personagem interpretado por Ross Bagley é visto com action figures de Godzilla e Mecha King Ghidorah. O diretor do filme é o mesmo Roland Emmerich que futuramente dirigiria o remake norte-americano de Godzilla.

King-Ghidorah

  • No filme Toy Story 2, quando os amigos de Woody e um falso Buzz Lightyear estão em um carro, a Sra. Cabeça de Batata diz para o personagem Rex: “Sossega o facho, Godzilla!”.
  • Em Sexta-Feira 13 parte 3, uma mulher se senta em uma rede e abre uma revista Fangoria para folhear algumas páginas até encontrar uma que tem as palavras: "25 anos com Godzilla". Ela olha para ele por um momento até que o sangue de um amigo assassinado começa a pingar do teto e então ela é morta por Jason Voorhees.
  • Na cena de abertura de Beavis and Butt-Head Detonam a América, os dois personagens são mostrados como gigantes em uma sequência de sonho onde destroem a cidade e lutam contra militares. Beavis inclusive aparece cuspindo fogo.
  • Provavelmente a paródia mais famosa de Godzilla é a destruição causada pelo Sr. Stay Puft, o monstro de marshmallow, no filme Os Caça-Fantasmas.
  • No filme Querida, Estiquei o Bebê, é possível ver um grupo de japoneses fugindo do bebê gigante e gritando: “Godzilla!”.
  • No episódio “Road to the Multiverse” de Family Guy, uma das fotos mostra Brian como Godzilla e Stewie como um japonês.
  • Em um episódio de Ultraman, o herói luta contra um monstro bem parecido com Godzilla chamado Jirass. A roupa desse monstro foi feita em cima de uma outra usada em um filme de Godzilla de 1965.
  • No primeiro ano de Supernatural, Dean Winchester comenta que Godzilla vs. Mothra é o melhor filme da série, incluindo aí o original. Dean também menciona Godzilla em outras ocasiões e o seu irmão Sam já chegou a comparar uma luta entre anjos e demônios com uma entre Godzilla e Mothra.

mothra

  • O desenho As Meninas Superpoderosas constantemente apresenta um monstro muito parecido com Godzilla atacando a cidade, além de outros similares aos que coestrelam os filmes de Godzilla.
  • No antigo desenho The Super Mario Bros. Super Show, há um episódio em que o vilão Bowser come uma espécie de “super sushi” que o torna gigantesco. Ele então começa a atacar a cidade chamando a si mesmo de “Koopazilla”.
  • O episódio "Mecha-Streisand" de South Park parodia a série trazendo Barbra Streisand como Mecha Godzilla, Leonard Maltin como Jet Jaguar, Sidney Poitier como Gamera e Robert Smith como Mothra.
  • No episódio “30 Minutes Over Tokyo” de Os Simpsons, o voo da família de volta para casa é interrompido por um ataque de monstros em Tóquio. Entre eles estão Godzilla, Gamera, Rodan e Mothra. Em outro episódio, durante o sexto especial de Halloween anual do desenho, Homer rouba uma rosquinha de um boneco gigante em uma lanchonete. O boneco é atingindo por um raio, ganha vida e arranca os pés do concreto emitindo o clássico rugido de Godzilla.
  • Em Futurama, no episódio “The Devil's Hands are Idle Playthings”, aparece em uma cena um holograma de Godzilla. Em um episódio anterior, “Leela's Homeworld”, uma criatura chamada “Brainzilla” é rapidamente mencionada.
  • Em Os Anjinhos, um T.Rex com espinhos chamado Reptar é uma clara alusão a Godzilla e é mostrado em várias oportunidades, as vezes acompanhado por um pteranodon chamado Dactar, que é baseado no monstro Rodan.
  • No episódio “Courage in the Big Stinkin' City” de Coragem, o Cão Covarde, Coragem abre uma porta e dela surge King Ghidorah soltando seus raios gravitacionais.

godzilla-army

  • Na sequência de abertura de Os Flintstones, quando os personagens entram no drive-in, uma placa de pedra aparece dizendo “Em Cartaz, O Monstro”, e é mostrada a figura de um monstro muito semelhante à Godzilla.
  • Godzilla fez uma participação em um especial da Warner lançado para o mercado de home video chamado Patolino e Os Caça-Fantasmas, quando o Patolino tem um sonho onde é um cantor de um clube só para monstros. A versão reduzida de Godzilla mostrada no especial é chamada de “Shmodzilla”.
  • Em um episódio da série O Mundo é dos Jovens, os personagens Cory e Shawn discutem a respeito de ir assistir a um filme chamado “Godzilla vai ao Colégio”.
  • A primeira versão do jogo de construção de cidades Sim City trazia um monstro idêntico ao Godzilla que atacava a cidade construída pelo jogador obrigando-o a tentar minimizar os estragos e a reconstruir os prédios logo depois.
  • Em um antigo jogo da SNK chamado King of the Monsters havia um personagem de nome Geon que era inspirado em Godzilla. Ele inclusive soltava fogo pela boca e cidades eram destruídas no decorrer do game.
  • No jogo The Simpsons: Bart’s Nightmare, havia uma fase em que Bart Simpson se transformava em Godzilla e combatia as forças armadas. Além do “Bartzilla” ainda havia a “Momthra”, uma versão de Marge Simpson da Mothra, e também o “Homer Kong”, uma paródia envolvendo o King Kong e o Homer Simpson.

rodan

  • A série de games Rampage é claramente inspirada em Godzilla e King Kong. Os jogadores controlam um bando de monstros gigantes que destroem cidades e sobrevivem a ataques de hordas de soldados armados.
  • No jogo Gex: Enter the Gecko do saudoso Playstation One, o personagem principal se torna uma espécie de Godzilla e luta contra outro monstro baseado no Mecha Godzilla. Ambos emitem os rugidos clássicos.
  • No Duke Nukem 64, do Nintendo 64, se você voar acima da sala de projeção do cinema no level um, irá topar com um pôster do primeiro filme de Godzilla.
  • Em 1977 a banda Blue Öyster Cult lançou um pequeno single chamado “Godzilla” em seu álbum Spectres.
  • A lenda do heavy metal Rob Halford fala sobre Godzilla na musica “Made in Hell”.
  • Existe uma banda francesa de death metal chamada “Gojira”.
  • No álbum Chaos A.D., dos brasileiros do Sepultura, consta uma música chamada “Biotech is Godzilla”.
  • No episódio “Storm of Love! Minako's Grand Two-Timing Plan” de Sailor Moon, existe um monstro em um filme chamado “Gazula”, que ruge como o Godzilla mas é idêntico ao Gamera.

Algumas curiosidades a mais

  • Godzilla foi agraciado com o Lifetime Achievement Award, espécie de prêmio pelo conjunto da obra, no MTV Movie Awards de 1996. Apenas três personagens fictícios ganharam a honraria. Os outros dois são o Jason Voorhees de Sexta feira 13 e o Chewbacca de Star Wars.
  • A pasta de dente Crest certa vez lançou um comercial baseado na série. Nele, uma versão de King Ghidorah aparece espalhando pasta Crest através de suas três cabeças, ao invés do seu habitual raio gravitacional.
  • O réptil mesozóico, “Gojirasaurus Quayi” é um ceratosauro triássico batizado em homenagem à Godzilla. Com mais de cinco metros de comprimento, era um dos maiores predadores do período. O espécime foi descoberto no Novo México pelo paleontólogo Kenneth Carpenter, que admitiu ser um fã de Godzilla.
  • O cineasta James Rolfe, famoso na internet por interpretar o personagem The Angry Videogame Nerd, é também um fã confesso da franquia. Chegou até a produzir um especial de Halloween onde comentava todos os filmes da Toho sobre Godzilla. Veja os melhores momentos aqui e o especial todo nessa playlist (em inglês).

Concluindo

Não resta dúvida de que Godzilla é um ícone eterno na cultura pop mundial. Tomara que essa nova iniciativa de trazê-lo de volta às telas dos cinemas se mostre digna de todo o legado deixado pelo lagartão. De preferência com cidades sendo destruídas e apresentando as forças armadas impotentes, bem ao estilo da cartilha que um bom filme do personagem pede. Seria bem bacana também se mantivessem a faceta vilanesca de Godzilla.

Boas intenções não faltam, visto que a Legendary Pictures – que foi fundada em 2005 – já tem na bagagem filmes do calibre de Superman Returns, 300, Watchmen, Se Beber não Case, Onde Vivem os Monstros, além de Batman Begins e de sua estrondosa continuação, O Cavaleiro das trevas. Cabe a nós esperar e torcer para que o rei dos monstros finalmente ganhe uma adaptação louvável por essas bandas da América.

godzilla2

6 comentários :

Marcel disse...

Edu, outra referência a Godzilla é no primeiro filme de Street Fighter quando o Zangief luta contra o Honda em cima de uma maquete xD

E o James Rolfe também fez um episódio do AVGN totalmente dedicado a games do Godzilla o/

Edu Aurrai disse...

É verdade bicho! É aquele episódio em que ele fica puto pq os games de hj em dia são bem melhores que os antigos, hehehe

Luiz disse...

Ouçam a música Godzilla, do Michale Graves, Ex-vocal dos Misfits!!!

Godzilla, Destroy all monsters!!!

Edu Aurrai disse...

Pow Luiz, verdade! Boa dica!

Anônimo disse...

Tem um comercial da Nike do Godzilla jogando Basquete com o Charles Barkley.

http://www.youtube.com/watch?v=1oCF-QFuoYs

Edu Aurrai disse...

Verade, tem esse também. Bem lembrado!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2016. Ninho da Mente