Dica Musical: Ninho da Mente por A Fantástica Maddame Butterfly

sexta-feira, 21 de maio de 2010

maddame

Essa sessão andava meio sumida, não? Pois bem, muita gente me pergunta - por outros meios que não incluem a área de comentários desse humilde receptáculo virtual – de onde teria surgido o nome do blog Ninho da Mente. Em verdade vos digo caríssimos leitores, toda a criatividade e sapiência provêm diretamente dos meus grandes parceiros integrantes da banda A Fantástica Maddame Butterfly.

“Não consigo colocar as minhas idéias em ordem
Como um falsete, um arpejo fora de acordes
Como uma égua em passo falso amedronta
Fora de linha, sem trilhos, uma reta sem ponta

Mas se estivesse em ordem tudo seria uma farsa
Por isto eu fiz esta canção, só pra desafiar você
Desafiar você em vão

E na calada da noite eu vi bispos e putas
Sobrevoando as ruas como vaga-lumes
E aí você me pede o reverso do verso da prosa
Toda nua

Com uma faca na mão
E uma pena entre os dentes”

Sim amigos e amigas, e eu ainda recebi a santa benção de Marco Gonzalez em pessoa, me permitindo a utilização do nome. Para quem nunca ouviu falar a respeito deste camarada e de seus comparsas, o baterista Bruno Gimenes, o guitarrista Paulo de La Praga e o baixista Dimo Sanchez, pode sentir-se à vontade e visitar o site dos rapazes. Segue abaixo uma pequena biografia adaptada do mesmo:

“Atuando há cerca de nove anos no cenário musical do interior e capital dos estados de São Paulo e Minas Gerais, “A Fantástica Maddame Butterfly” tem como seus maiores destaques em suas apresentações a explosiva e singular energia de suas performances ao vivo, versatilidade musical de seus integrantes e marcante figurino “flower power”, o que atribui à banda uma característica diferenciada.

No decorrer de toda sua trajetória, “A Fantástica Maddame Butterfly” já teve o prazer de se apresentar em variadas casas de shows, eventos e festivais, sempre dando ênfase a músicas de sua autoria que carregam a proposta de valorizar a língua portuguesa em composições inéditas que tratam de temas pessoais, sociais e políticos, passeando pelo surrealismo do cotidiano propriamente dito.

Com influências musicais que não se limitam aos acordes básicos do blues, a banda mistura ritmos e harmonias atribuindo novas texturas sonoras, trazendo em suas músicas a guitarra distorcida do rock’n roll psicodélico junto às raízes culturais brasileiras. Como fruto de toda essa mistura cultural, estão suas 15 músicas, das quais 9 já se encontram gravadas. Dentre suas composições, pode-se destacar “Conselheiro do Sertão”, letra cedida pelo compositor e escritor Pancho (Antônio J. Gonçalves), que homenageia personagens protagonistas da cultura nordestina como Lampião e Corisco, bem como autores do porte de Ariano Suassuna, Euclides da Cunha e Graciliano Ramos. A composição intitulada “A do Sr. Martins”, relata de um modo divertido, as aventuras e desventuras de uma personagem inspirada na vida dos “bluseiros” das décadas de 20/30 com um desfecho tragicômico, carregando uma harmonia rebuscada e um ritmo inovador. Já “Humildade a Parte, Quero o Meu Por Inteiro e Não Pela Metade”, surge da idéia crítica brasileira de converter situações práticas de um modo irônico, narrando a ascensão e queda de um malandro e sua falta de opinião, que se tornou algo tão comum nos dias de hoje.

Paralelo ao seu trabalho autoral, “A Fantástica Maddame Butterfly”, com o intuito de atender às casas noturnas nas quais se apresenta e oferecer uma noite completa, vem desenvolvendo atualmente um elogiado trabalho embasado na releitura de grandes repertórios das décadas de 50, 60 e 70, incluindo trilhas sonoras consagradas de clássicos do cinema como, por exemplo, o musical “Hair”, “Tommy” e “Forest Gump”, garantindo, assim, uma vasta seleção musical que proporciona mais de três horas de muito som de qualidade.”

E fica aqui a dica. Ninho da Mente, no Ninho da Mente:

Um comentário :

Mirella disse...

hahaha, eu sabia xD
mas o dimo nem tá mais na banda, agora é Cuba jhuanes ;]
porra, os caras mandam mto bem... é ducaralhooo!! \o/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2016. Ninho da Mente